13 janeiro 2007

Eu ontem adormeci assim

Há alguns anos que não pegava num disco dos Tindersticks. Quando me foram apresentados, à época da edição do seu album de estreia, estranhei a música. Pareceu-me demasiado densa e melancólica em relação às expectativas que me haviam sido criadas e, porque acabei por fazer uma audição pouco mais do que ligeira, devolvi o álbum que me havia sido emprestado e desliguei. Como há discos que parece que nos perseguem, pedindo mais justiça e critério na apreciação, algum tempo depois voltei casualmente a escutar o disco e, por fim, descobri o admirável mundo novo dos Tindersticks. Durante alguns anos não mais deixei de estar atento à suas edições, mas acabei por interromper o contacto com a banda por altura da edição de Simple Pleasure, quando os anos 90 chegavam ao fim. Ontem, quando procurava uma banda sonora que me ajudasse a terminar o dia em alta, regressei aos Tindersticks e a este álbum homónimo. Para além das excelentes canções e da voz intimista de Stuart Staples, tem uma das mais belas capas de que me recordo.