10 janeiro 2007

Uma colheita muito boa

A propósito da juke box em que conheci David Bowie, lembrei-me de outro single que rodava com regularidade. Apreciada por parte da pequena plateia juvenil que se agrupava em torno da máquina, a canção Me and Bobby McGee era uma das presenças regulares na curta play list. O facto desagradava-me porque, entre o pouco de que eu na época gostava de Janis Joplin, aquele tema não me seduzia. Mas, com espírito democrático e pluralista, era preciso fazer cedências para conseguir conquistar algo num processo negocial que, por vezes, não era fácil. Se não estou em erro, no lado oposto do 45 rotações em que figurava o tema composto por Kris Kristofferson, estava uma outra canção, essa sim, em que a prestação de Joplin e da sua banda me entusiasmava. Tratava-se de Move Over, com a sua entrada forte de bateria sobre a qual surgia a voz rouca da cantora, talhada entre os blues, o rock e julgo que muito bourbon, para além de outras substâncias. Há coisas que ficam, como esta faixa que abre Pearl, o derradeiro álbum de Janis Joplin. Curioso, mesmo, é que estou a chegar à conclusão de que os singles instalados naquela lendária juke box eram todos, ou quase todos, de 1971, a avaliar por este, de Joplin, e pelo que foi referido no post anterior, de David Bowie. Nesse ano, tudo o indica, a colheita foi muito boa.