17 dezembro 2006

Um trombone nunca seria suficiente

Não se pode dizer que, para quem começou a tocar violino e trombone durante a infância e guitarra a partir dos 11 anos, Leo Kottke tenha sido beneficiado pelo destino. Perdeu uma parte da audição no ouvido esquerdo devido a um acidente com algo parecido com uma bombinha de Carnaval e, mais tarde, sofreu uma lesão irreversível no ouvido direito durante um exercício com fogo real enquanto cumpria o serviço militar. Ainda assim, Kottke não desistiu. Após ter abandonado o trombone porque, segundo as suas palavras, era um instrumento em que só podia tocar uma nota de cada vez, percorreu os Estados Unidos com a sua guitarra, transformando-se num músico itinerante, até ser descoberto e contratado para começar a deixar registados para a posteridade os seus talentos. O álbum 6 And 12 String Guitar é um dos eloquentes testemunhos do seu virtuosismo. Inteiramente instrumental, percorre os blues, a folk, a country e até passa pelo período barroco, através de um tema de J.S. Bach, o único que em todo o disco não é da sua lavra. Em suma: um trombone nunca seria, de facto, o meio adequado para quem tem tanta nota para dar. O que seria, por exemplo, de Vaseline Machine Gun? Ou de Busted Bycicle? Ou de The Driving of the Year Nail?