07 dezembro 2006

O zeloso funcionário

Andei distraído e só ao segundo álbum travei conhecimento com esta banda. Como se costuma dizer, mais vale tarde do que nunca. E a verdade é que se eu jamais me cruzasse com os Vetiver, a perda seria clamorosa. Agradeço, por isso, ao zeloso funcionário de uma loja de discos que, numa hora de inspiração, colocou o álbum To Find Me Gone num posto de audição suficientemente destacado para que, numa visita apressada, eu me tenha sentido tentado a agarrar nos auscultadores e a dar uma volta pelos temas de folk que por aqui se encontram. O disco anda por aí no topo das listas dos melhores de 2006 e não é caso para admiração. As canções são de primeira água e as guitarras acústicas e a voz de Andy Cabic cativam logo ao primeiro contacto. Tudo junto é suficiente para explicar por que razões To Find Me Gone é um disco que já conquistou um lugar especial nas minhas preferências, algures onde também se podem encontrar nomes como Iron & Wine ou Sufjan Stevens. Com gente deste calibre, o folk terá uma vida longa e sã.