17 abril 2007

Um título bem a propósito

Cá por casa, escasseando o espaço e também, em grande medida, a vontade de dar algum sentido e organização à forma como arrumo os discos, nem sempre consigo encontrar com facilidade aquilo que me apetece escutar. Mas nem tudo é caos. Uma parte do repertório de jazz e de clássica de que sou um feliz proprietário está devidamente ordenada por ordem alfabética e, no local reservado a cada músico e/ou compositor, os discos estão ordenados por ordem cronológica. Este facto deu-me, hoje, algum jeito. Depois de me ter deliciado com o mais recente CD de John Abercrombie, fui atacado de saudades irreprimíveis de ouvir um disco de 1975, em que o guitarrista toca com o teclista Jan Hammer e o baterista Jack DeJonhette. A obra em causa intitula-se, bem a propósito, Timeless, e é um dos grandes discos de Abercrombie e da música de fusão, interpretado por três fantásticos improvisadores. Aliás, se alguém, desconhecedor da discografia de John Abercrombie, me pedisse para escolher um disco introdutório da sua obra, não hesitaria em apontar Timeless, embora sabendo que há, no seu percurso, outros discos mais acessíveis mas, igualmente, menos arrebatadores.