07 abril 2007

A fatia esquecida do bolo

Recordo-me bem deste álbum. Com uma qualidade de som ainda algo tosca para servir plenamente toda a sonoridade dos Genesis, tinha - e ainda tem - toda a magia do universo fantástico criado pela banda. Apenas me tornei proprietário de um exemplar já na era do CD. Por altura da sua edição, limitava-me a escutá-lo em cassete, com um irritante ruído de fundo que hoje em dia me desconcentraria mas que, na altura, não me impedia de estar atento a todos os detalhes. Nursery Crime inclui clássicos dos Genesis com Peter Gabriel como Musical Box, o encore do segundo concerto na sua lendária vinda a Portugal em 1975, ou The Return of the Giant Hogweed. Mas, uma vez mais, é também nos pequenos detahes que este disco revela todo o seu esplendor. Muito provavelmente, temas como For Absent Friends, Harlequin, Seven Stones ou Harold The Barrel jamais figurarão em qualquer colectânia ou lista que pretenda reunir o melhor que alguma vez a banda de Gabriel ofereceu para a história do rock. E, no entanto, tal como sucede com outras faixas menos celebradas de álbuns como Foxtrot, reside neles uma das melhores fatias do suculento bolo de que a banda tinha a receita exclusiva.