15 abril 2007

A obra e as circunstâncias

Confessava eu, uns posts antes deste, que tenho ligado muito pouco à audição de música clássica quando fui confrontado com uma promoção nas lojas da Fnac dedicada ao repertório em causa. Ora - pensei eu -, aqui está uma oportunidade para, a preços mais ou menos simpáticos, tomar posse de obras incontornáveis e preencher lacunas importantes na minha colecção. De Olivier Messiaen, e de outros, não constava qualquer registo no meu espólio e, assim, tratei de vasculhar o catálogo em busca de alguma sugestão que pudesse suprimir a falha. O Quarteto para o Fim dos Tempos, pelo Ensemble Walter Boeykens, foi uma das obras de que me apoderei de imediato. Não só porque aprecio esta música intrigante, delicada e emotiva, como acho notável que Messiaen tenha conseguido encontrar a inspiração necessária para a compor, em circunstâncias tão difíceis como um campo de concentração, na Silésia, durante a Segunda Guerra Mundial. Sobreviver já era um desafio descomunal, quanto mais compor música excepcional.