29 abril 2007

O jazz no norte de África

Um encontro entre o jazz europeu e as tradições sonoras berberes é, logo à partida, uma ideia suficientemente forte para gerar expectativa. A fusão musical entre as duas culturas, inspirada no filme Remparts d'Argile, de 1970, realizado por Jean-Louis Bertucelli, é a proposta do disco com o mesmo título, lançado em 2001 por Henri Texier. O contrabaixista é um dos grandes feiticeiros deste instrumento na Europa e tem editado alguns dos seus trabalhos mais empolgantes a partir da exploração das potencialidades oferecidas pela conjugação entre as músicas ocidental e africana. Em Remparts d'Argile, o som poderoso do seu contrabaixo é o guia que orienta os improvisos e as belíssimas melodias executadas por Sébastien Texier no saxofone e nos clarinetes, a que se junta Tony Rabeson, na bateria, dando corpo aos ritmos característicos da música tradicional berbere. Este disco recomenda-se, sem quaisquer reservas, a quem aprecia música pela sua capacidade de derrubar fronteiras e de absorver influências. É um must para quem goste de jazz, de world, de ambas as coisas ou simplesmente de escutar música sublime, independentemente das suas origens. Eu jamais hesitaria em levá-lo comigo para uma ilha deserta.