18 abril 2007

O instante da ruptura

Water Babies foi gravado pelo segundo grande quinteto de Miles Davis em 1967, mas o disco só veria a luz do dia nove anos depois. Apenas conheci esta gravação anos mais tarde. Olhando para trás, não posso deixar de pensar como terá sido curioso ouvir pela primeira vez a música deste disco, numa altura, meados dos anos 70, em que Miles já tinha dado largos passos na fusão, deixando para trás os tempos em que se dedicava a desbravar novas fronteiras mas preservando, ainda, as referências do bebop. Muitos dos músicos que participaram nas sessões que deram origem a Water Babies foram potagonistas, dois anos mais tarde, de Bitches Brew, casos de Wayne Shorter, Chick Corea ou Dave Holland. E, de facto, uma parte da música presente em Water Babies, no tema Two Faced, por exemplo, segue o trilho que iria dar àquele marco histórico da fusão com os seus 18 minutos de improvisação e destaque para o longo solo de piano eléctrico de Corea. A outra parcela de Water Babies está mais recuada, na linha da obra de Davis durante a primeira metade dos anos 60. Este é um dos pontos de interesse do disco: o facto de mostrar duas facetas de Miles Davis e de fixar, para a posteridade, a mais profunda ruptura da sua carreira.