11 fevereiro 2007

Viagem à Lua

Entre o final dos anos 70 e o início dos anos 80, houve em Portugal uma onda de concertos de bandas e músicos da área pop-rock que estavam a caminho do seu auge, interrompendo a anemia a que o país esteve votado ao longo de anos. Portugal raramente fazia parte do circuito das digressões e os dois espectáculos que os Genesis, com Peter Gabriel, deram em Cascais, em 1975, constituiram uma das raríssimas excepções. Em Setembro de 1980, os Police já tinham lançado os seus dois primeiros álbuns, o terceiro vinha a caminho e, com a sua fusão entre reggae e rock, eram um dos grandes pilares da renovação empreendida pelo punk e pela new wave. No Estádio do Restelo, em Lisboa, com o palco montado frente à bancada que tem uma soberba vista para o Tejo, Sting, Stewart Copeland e Andy Summers tocaram temas de Outlandos d'Amour e de Reggatta de Blanc, apresentaram algumas das canções que integrariam Zenyatta Mondattta e protagonizaram um dos grandes concertos da época. Estive lá nesse dia e recordo-me bem da energia lançada pelos três elementos da banda sobre uma plateia onde não caberia um alfinete. Hoje, os Police vão reunir-se para celebrar 30 anos sobre o arranque da sua carreira discográfica durante a cerimónia de entrega dos Grammy's. Está previsto que interpretem Roxanne. Eu deixo a sugestão para que se assinale a data com a audição de Walking on the Moon, do álbum Reggatta de Blanc, talvez o tema que mais gostei de escutar, ao vivo, no único concerto que os Police deram em Portugal.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

The Police é uma banda que curti muito nos meus tempos de adolescente. Infelizmente nunca pude ver um concerto deles, mas tudo bem. Vamos ver como eles soarão nesse retorno.

A música que citaste é realmente muito boa, vale até uma escutada enquanto aqui escrevo.

12:54 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Deveras curioso o fato de Portugal não estar nos circuitos de show, isso se mantém até hoje?

Marcos

1:19 da manhã  
Blogger J. said...

Hoje, essa situação não é verdadeira. Há muito mais oferta de espectáculos ao vivo. Mas antes do aproximar dos anos 80, o cenário era desolador.

4:04 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home