05 fevereiro 2007

O que eles são capazes de fazer às canções

"Lembrei-me dessa melodia de infância e comecei a brincar com ela. O título achei-o apropriado para nome de álbum: será a Melanie que está a resmungar por lhe termos estragado a canção ou sou eu a queixar-me dos meus músicos pelo que fazem com a minha música?" A citação pertence a Carlos Bica e foi retirada de uma entrevista à All Jazz que pode ser encontrada no site oficial do contrabaixista. A melodia a que Bica se refere é a da canção Look What They've Done To My Song que, há muitos anos atrás, deu fama à sua autora e intérprete, Melanie, transformando-se num êxito planetário. A declaração surgiu a propósito de o contrabaixista não só ter incluido uma versão do tema no seu terceiro álbum com o trio Azul, como também pelo facto de a escolha do título do disco ter acabado por recair sobre a canção em causa. A pop é uma fonte de inspiração para Carlos Bica e o músico assume-o: "eu acho que no fundo sou um músico de pop disfarçado de músico de jazz." O que isto revela de abertura de espírito já de si é muito positivo. Melhor, ainda, é a música praticada por Carlos Bica, Frank Möbus e Jim Black, de que já foi aqui deixada uma referência à sua mais recente edição, Believer. Este anterior disco da banda, a quem se desejam muitos e bons anos de vida, tem diversos pontos de interesse e, na minha opinião, o tema que lhe fornece o título nem sequer é o mais entusiasmante. Por mim, aposto em temas como Password, Bela, Heranças ou Durme, em que Bica utiliza o arco para fazer o contrabaixo suspirar de melancolia.