08 fevereiro 2007

O charme renovado dos anos 60

Sobre canções que despertam todos os sentidos à primeira audição, qualquer pessoa será capaz de nomear meia dúzia de enfiada, sem necessitar de esforçar demasiado o processador mental. Depois da referência que fiz anteriormente a Ghost In You, comecei a pensar noutros temas que me suscitaram atracção imediata. Uma das que que me veio à memória é mais recente. Integra o álbum Dear Catastrophe Waitress, dos Belle & Sebastian, o sexto na discografia da banda e um dos seus melhores, lançado há quatro anos. O tema em causa, que escutei acidentalmente numa altura em que já conhecia algum do trabalho dos Belle & Sebastian, é If She Wants Me. Tudo me soou bem logo ao contacto inicial. Desde a introdução com um riff suave tocado numa guitarra límpida, talvez uma Fender Stratocaster, ao orgão Hammond que ajuda a dar ao tema um atraente charme à anos sessenta. Dear Catastrophe Waitress está repleto de óptimas canções. I'm a Cuckoo e You Don't Send Me são dois bons exemplos. Mas If She Wants Me supera tudo o resto.