12 fevereiro 2007

Springsteen, revisto e aumentado

Há coisas especialmente irritantes. Uma delas são as estratégias comerciais das editoras, desenhadas com o objectivo de vender duas vezes o mesmo produto. Vejamos um caso. No ano passado, chegou ao mercado o novo álbum de Bruce Springsteen, We Shall Overcome: The Seeger Sessions. Incluia 13 temas. E a versão que eu adquiri era acompanhada, ainda, de um DVD com mais uns extras, entre os quais as imagens da banda em plena gravação, assim como umas declarações de Springsteen sobre a música em causa e a figura de Pete Seeger. O material era interessante, mas eu teria comprado o CD mesmo que não incluisse estes iscos. Descobri agora que acaba de ser lançada uma nova versão, revista e aumentada, isto é, com mais alguns temas que não figuraram na edição original, tal como eu a conheço. Ora, eu compreendo que as reedições em CD de discos inicialmente lançados em vinil incluam extras, pela simples razão de que havia frequentemente temas que pura e simplesmente não cabiam nos cerca de 45 minutos disponíveis num 33 rotações. Mas um CD editado há meia dúzia de meses já tem direito a versão "revista e aumentada"? É por estas e por outras que, por vezes, as editoras quase me fazem aceitar a pirataria como um acto de inteira justiça. Já agora, feito o desabafo, devo adiantar que este disco me fez voltar a gostar de Bruce Springsteen.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ainda não ouvi o último disco do Bruce Springsteen, e de fato conheço pouco dos últimos discos dele. Realmente uma sacanagem esses lances de discos que recebem outras edições em curto espaço de tempo. A vontade de ganhar dinheiro das gravadoras, não tem limite ao que parece. Como soa as canções desse álbum?

Marcos

12:48 da manhã  
Blogger J. said...

São 13 temas de folk, escolhidos entre o repertório de Pete Seeger, tocados por uma banda acústica que inclui banjo e uma secção de metais. Um regresso às raízes, muito bem sucedido.

4:02 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Hum... interssante, vou conferir e depois lhe digo o que achei.

9:29 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home