11 maio 2007

O passado de Keith Jarrett

Decidi andar uns bons para trás na carreira de Keith Jarrett, um pianista com presença constante entre os discos que sujeito a maior desgaste sob os efeitos do laser do leitor de CD. E fui até a uma gravação que já não escutava há algum tempo, Fort Yawuh, registado ao vivo em 1973, no Village Vanguard, em Nova Iorque. Jarrett aparece aqui em quinteto, com Dewey Redman (saxofone tenor), Charlie Haden (contrabaixo), Paul Motion (bateria) e Danny Johnson (percussão). Jarrett, uma das sensações da época, expõe neste disco a sua visão sobre a fusão e o free, mas acrescenta-lhe a sua predilecção pelo improviso sobre temas de pendor mais "clássico", perfumados com um pouco de inspiração à John Coltrane. Há um claro contraste entre faixas como (If the) Misfits (Wear It) ou De Drums e a balada Still Life, Still Life. Para além da competência dos músicos que acompanham Keith Jarrett, é nesta diversidade de referências que está um dos poderes mágicos deste álbum. Um produto da época, mas que se pode, hoje em dia, desfrutar com grande prazer. Além do mais, a versão em CD traz 20 minutos de um tema extra, Roads Travelled, Roads Veiled e a oportunidade de escutar Jarrett a tocar saxofone soprano.