09 dezembro 2007

História de uma mentira piedosa

Recordo-me, como se fosse hoje, do dia em que me ofereceram este disco, na versão em vinil. Fiquei desconcertado. Nunca tinha ouvido falar da banda que, aliás, ostentava um nome um tanto ou quanto difícil de soletrar. Como nunca fui rapaz para virar as costas a uma proposta musical desconhecida, lá coloquei o disco dos Spooky Tooth a rodar no velho prato portátil. Achei o som muito fechado, não se escutavam com clareza os pratos da bateria, o que para mim tinha uma importância fundamental na época em que Ian Paice, dos Deep Purple, era uma referência. Ainda assim, aderi de imediato a Cotton Growing Man, o tema que abria o disco. Sobre o resto, fui começando a gostar aos poucos, embora, por cerimónia, tenha garantido, a quem me passou o 33 rotações para as mãos, que apreciava tudo. De uma avaliação global positiva do álbum, que não passava de uma mentira piedosa, passei para algo mais circunstanciado. Há por aqui boas canções como Old As I Was Born, Wildfire, Self Seeking Man e Moriah, um óptimo vocalista de voz rouca e emocionada, de nome Mike Harrison, e uma sólida banda de rock e rythm'n'blues. Mick Jones, o homem que manuseava a guitarra, veio, depois, a fundar os Foreigner (blhaaac!). You Broke My Heart So I Busted Your Jaw é um disco obscuro, mesmo para quem viveu a estimulante era da primeira metade dos anos 70, mas é credor de alguma luz. Desde que o descobri na versão em CD, por acaso, num improvável escaparate do El Corte Inglès, em Lisboa, tenho-lhe prestado justiça com frequência.