18 novembro 2007

Imortalidade assegurada

Há anos que andava atrás deste disco. Não é fácil encontrá-lo nas lojas portuguesas e nem sempre está disponível para entrega imediata em sites de comércio electrónico. Cheguei a encomendá-lo na loja Trem Azul, em Lisboa. Mas os meses passaram e nunca recebi notícias. Na visita que lá fiz há uns dias, estava eu tranquilamente a passar a vista pela letra "h" quando dei de caras com uma capa que já me era familiar. Foi um momento de alegria. Saquei o exemplar, julgo que único, e tratei de formalizar, rapidamente, a transferência da propriedade para a minha esfera jurídica. Porquê tanta ansiedade? Porque este é um dos grande álbuns de trio de piano que alguma fez me foram dados escutar. A sessão é liderada pelo veterano contrabaixista Charlie Haden, complementada por outro grande vulto do jazz na bateria, Paul Motion. E para que tudo se conjugue na perfeição, é a Geri Allen que compete assegurar tudo o que diz respeito às intervenções do piano. Etudes inclui nove temas de música inspirada e motivadora, em que apenas duas faixas não são da autoria dos elementos deste trio. Foi um dos grandes discos de jazz dos anos 80 e continua a ser um grande disco. Acho que merece ter a imortalidade assegurada.