29 setembro 2007

Prenda de aniversário

Este blogue fez ontem um ano e eu esqueci-me completamente do aniversário. A ideia inicial foi a de falar de música e álbuns de que gosto, novos ou velhos, à medida que os vou escutando, sem qualquer especial critério de selecção. Por aqui, com maior ou menor regularidade ao longo dos últimos 12 meses, fui registando e partilhando as minhas impressões sobre o que, em cada momento, me apeteceu ouvir. Daí que, quando lancei o blogue, tenha escolhido o título de um livro de Paul Auster que me pareceu muito adequado ao espírito ecléctico e errante desta iniciativa. Até agora, estive sózinho na tarefa de ir alimentando este blogue, mas aguardo a estreia de Ipsilon, um novo colaborador, apaixonado por música como eu e que dispõe de um gosto igualmente abrangente, que vai desde a erudita ao rock, passando pelo jazz e por muitos outros estilos. Para assinalar este primeiro aniversário, aqui fica o destaque para um disco do guitarrista Bill Frisell que me acompanhou nas deslocações que efectuei durante as férias que estão hoje em vésperas de terminar. Trata-se de Gone, Just Like a Train, gravado em trio, com o baixista Viktor Krauss e o veterano baterista Jim Keltner. Tem um pouco de alguns dos ingredientes que mais aprecio, incluindo rock, folk e jazz, e o som característico de Frisell, um guitarrista de personalidade bem vincada e identificável a léguas de distância. É a minha prenda de aniversário para quem, por acaso, aterre nestas páginas.