29 junho 2007

Blackbird, finalmente

Acho que já deu para perceber que ando numa fase revivalista dos Beatles. De vez em quando, dá-me para isto. E quando a ocasião surge, geralmente concentro-me nos temas produzidos pela banda durante a segunda metade dos anos 60. Um dos estímulos mais recentes para regressar à obra dos fab four esteve no facto de, finalmente, me ter dado ao trabalho de aprender a tocar Blackbird na guitarra. A Internet é uma poderosa ferramenta para encontrar as mais diversas tablaturas e, no caso em apreço, revelou-se decisiva para me permitir aprender todas as "malhas" desta pequena preciosidade incluída no White Album. Ao contrário do que sucede com muitos apreciadores dos Beatles, não acho que este seja o seu melhor álbum, e um dos motivos está na circunstância de achar que é o resultado de esforços individuais, muito mais do que um verdadeiro trabalho de equipa. Ainda assim, integra muitas canções históricas, como While My Guitar Gently Weeps, ou outras menos badaladas, como Dear Prudence, que estão entre as minhas favoritas de sempre. Blackbird é a cereja por cima deste bolo.