03 abril 2007

A ousadia de Patti Smith

De um álbum de versões eu espero, sobretudo, que mostre capacidade, por parte de quem se aventura na empreitada, de pegar em temas alheios e conseguir dar-lhes a volta, mostrando algo de novo a partir de material já conhecido e muito escutado. Respeitar rigorosamente os arranjos originais pode ter graça, mas o verdadeiro desafio está na revelação de novas facetas das canções objecto de "reinvenção". Em Twelve, Patti Smith nem sempre se sai bem da tarefa. E quando isso sucede é porque se deixou amarrar demasiado às soluções dos originais, como sucede, por exemplo, em Everybody Wants to Rule The World, dos Tears for Fears. De cada vez que se afasta e descobre uma nova forma de interpretar um tema, os resultados são muito mais estimulantes. É o que acontece com Within You Without You, composição de George Harrison do histórico Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, de longe o momento mais feliz deste novo disco de uma das grandes referências do punk e do rock. Twelve não é um mau disco, mas é uma obra irregular. Deixa a sensação de que Patti Smith podia ter sido mais ousada e que uma atitude menos conservadora no tratamento do material do álbum poderia ter dado frutos mais interessantes.