27 outubro 2006

Leonard Cohen revisitado

Tenho lido por aí que há um novo disco de homenagem a Leonard Cohen e que, se não estou em erro, é a banda sonora de um documentário sobre este ímpar compositor de canções e poeta. Ainda não ouvi nada desta nova gravação, mas dizem-me que a anterior colectânea de versões de muitos dos seus mais celebrados temas, I'm Your Fan, de 1991, é superior. Não estou em posição para fazer comparações, mas posso revelar que este disco me foi fiel durante muito tempo após o ter adquirido. Entre nomes à época já consagrados, outros que estavam a caminho do auge e, ainda, alguns que conheceram uma fama fugaz, I'm Your Fan é um belíssimo disco, à altura daquilo que o homenageado merece. Para quê fazer nova tentativa se, a avaliar pelo que diz, não foi para fazer melhor?